Inspeção Técnica

A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT. O referido artigo, especificamente no inciso IV, dispõe sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização.

Com isso, em todos os estabelecimentos ou locais de trabalho só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, garantindo essa exigência pela aposição nos aparelhos de identificação de conformidade de órgãos de certificação credenciados pelo INMETRO.

Ademais, todos os locais de trabalho deverão possuir proteção contra incêndio, saídas (suficientes) para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio, equipamento suficiente para combater o fogo em seu início e pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. Além de que todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção, sendo que estes devem ser inspecionados examinando-se o seu aspecto externo, os lacres, os manômetros quando o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e válvulas de alívio não estão entupidos. Deve também ter uma etiqueta de identificação presa ao seu bojo, com data em que foi carregado, data para recarga e número de identificação. Essa etiqueta deverá ser protegida convenientemente a fim de evitar que esses dados sejam danificados e as operações de recarga dos extintores deverão ser feitas de acordo com normas técnicas oficiais vigentes no País.

Portanto, a Nacional Extintores e EPI’s dispõe de profissionais capacitados para inspecionar os equipamentos de prevenção e combate a incêndio de acordo com a NR 23 do Ministério de Trabalho, ofertando maior comodidade e segurança aos nossos clientes e assim, salvando vidas e protegendo patrimônios.

Tire suas Dúvidas

Envie a sua mensagem com o formuário ao lado.

Teremos prazer em entrar em contato e tirar todas as suas dúvidas.